25 de abril de 2018

É importante Barbosa conversar se ele almeja cargo, diz Paulo Câmara

Governador Paulo Câmara diz que política se faz conversando e que aconselhou Joaquim Barbosa a dialogar mais

Do JCOnline

O governador Paulo Câmara (PSB) revelou na noite desta terça-feira (24) que aconselhou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (PSB) a conversar mais caso ele almeje ser candidato à Presidência da República pela sigla. Como o diretório de Pernambuco é um dos mais influentes dentro do PSB, o apoio de Paulo será central no processo para viabilizar o projeto presidencial do jurista.

“É muito importante se conversar. Isso eu disse também para o Joaquim Barbosa. Se ele tem alguma pretensão futura de alguma maneira almejar um cargo. Se faz política conversando. Então, isso é uma coisa fundamental. E a gente tem esse período dos próximos 90 dias para aprofundar as conversas para ver se em julho há uma condição de se chegar no período de definição com mais unidade”, explicou o governador, após a inauguração do Patteo Shopping, em Olinda.

O governador foi questionado sobre o encontro entre o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) em que ambos discutiram a possibilidade de uma união das esquerdas no processo eleitoral. Paulo disse que, em encontro com ambos, já havia sugerido a necessidade de mais conversas no campo da centro-esquerda, hoje fracionado em diversas candidaturas.

“O diálogo e a busca de unidade é sempre importante. Principalmente entre partidos que pensam de maneira semelhante. Agora, para isso virar uma aliança, vai precisar de muita discussão. A gente tem aí o mês de maio e o mês de junho para aprofundar os diálogos. Os partidos de esquerda têm que conversar mais”, sugeriu o governador.

Em Brasília, políticos do PT, PSB, PCdoB e PDT têm tido conversas frequentes sobre a estratégia eleitoral da esquerda na corrida presidencial. Representantes das siglas admitem que há dificuldade de uma união já no primeiro turno, como defendem alguns, dada as diversas pré-candidaturas presidenciais, mas acreditam que seria possível todos estarem no mesmo palanque caso um presidenciável da esquerda passe para o segundo turno.
Diálogo na esquerda

“A gente está em um momento em que o governo que está lá em Brasília tem uma atuação muito firme numa linha contrária a tudo o que a gente acredita. A população mais vulnerável é quem mais está levando pancada vinda de lá de Brasília. Os partidos que são contra esse pensamento, naturalmente, unem as forças para enfrentar o que está sendo feito lá. Em relação a eleição, é muito cedo ainda para haver qualquer decisão como esta”, argumentou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, secretário geral do PSB Nacional.

Em uma reunião da bancada do PSB, ficou acertado que os deputados e senadores do partido elaborarão um documento em apoio público a candidatura presidencial de Joaquim Barbosa. Os parlamentares, porém, não conseguiram fechar uma data para reunião entre o ex-ministro e os parlamentares da legenda.

A candidatura de Barbosa favorece a formação de uma bancada forte do PSB no Congresso, mas ainda enfrenta resistências de governadores como o paulista Márcio França, porque pode atrapalhar alianças estaduais com o PT e com o PSDB.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por