21 de fevereiro de 2018

Chuvas de verão também castigam Pernambuco

Precipitações acima da média para o período causam transtornos em várias partes do Estado

Do Folha de Pernambuco

Até por volta das 20h dessa terça-feira (20), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) já havia medido 79 mm de chuvas em Bezerros, no Agreste, município do Estado onde mais choveu no dia. Segundo a meteorologista da Apac, Maria Aparecida Fernandes, a média para todo o mês de fevereiro em Bezerros é de 54 mm. A chuva foi um dos fatores para os transtornos registrados na cidade: alagamento de ruas e de um trecho da BR-232 (que chegou a interromper o tráfego na via na tarde de ontem), casas danificadas e famílias desalojadas. Até as 20h de terça, 23 casas e 85 pessoas foram atingidas. Esta quarta-feira (21), a previsão da Apac para o Agreste é de chuva fraca a moderada entre a tarde e a noite.

Segundo a Prefeitura de Bezerros, não houve danos a prédios públicos. Já o Hospital Jesus Pequenino (que pertence a uma fundação e à rede privada), localizado no bairro do Retiro, teve parte do estacionamento inundado. O bairro de Irmã Júlia foi um dos mais atingidos e, de acordo com a prefeitura, “a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos encaminhou (ao hospital) uma equipe de assistentes sociais onde farão levantamento dos prejuízos junto as famílias”. “Será providenciada alimentação para quem ficou impedido de entrar em casa e já se sabe que ninguém ficará na rua hoje. Todos foram deslocados para casa de parentes”, informou a gestão, por nota.

No Laboratório de Análises Clínicas do município a rotina foi suspensa. Por causa da água que escorria pelas paredes e vazava pelas tomadas, os aparelhos foram desligados. O teto de gesso da recepção da unidade ficou danificado.

No município de Sairé, também no Agreste, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou o transbordamento do rio Ipojuca e registrou um acidente com vítima fatal. Um carro, por volta das 14h15 de ontem, no km 94 da BR-232, saiu da pista e colidiu contra uma parada de ônibus. Uma das passageiras faleceu na hora.

Zona da Mata

A Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata teve as atividades suspensas ontem, também por causa das chuvas. Segundo a presidente da Câmara, a vereadora Maristela Maribel, houve pane elétrica. “Se continuar chovendo, vamos programar para repor a sessão na próxima segunda-feira”, disse. A água infiltrou a agência do Banco do Brasil, localizada no centro da cidade. Segundo a assessoria de imprensa do banco, a manutenção garante a abertura da agência normalmente hoje.

No Cabo de Santo Agostinho houve o registro de quatro famílias desalojadas, que estão em casas de parentes, sendo duas do bairro da Charneca e duas do São Francisco.

RMR e Sertão

No Recife, as chuvas ficaram mais concentradas no bairro do Pina, na Zona Sul, segundo a Apac, registrando precipitação de 25 mm.

Em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista também choveu: 4 mm, 8 mm e 11 mm, respectivamente.

No Sertão do Estado, também segundo a Agência, choveu e há previsão de chuva isolada, de fraca a moderada.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por