6 de agosto de 2017

Paulo Câmara: “São jovens que, com certeza, vão ser exemplo para o futuro das gerações”

Governador acompanhou, neste domingo, o embarque de 20 estudantes do 
Programa Ganhe o Mundo Esportivo para o Canadá


Mais uma edição do Programa Ganhe o Mundo Esportivo (PGME) do Governo de Pernambuco encaminhou, neste domingo (06.08), 20 alunos-atletas para a cidade de Quebéc, no Canadá. Os contemplados irão cursar intercâmbio educacional-esportivo de dois meses, nas modalidades: atletismo, judô, natação, ciclismo, luta olímpica e karatê. O embarque, realizado no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara e familiares dos estudantes. Esta modalidade do programa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Turismo, Esportes e Lazer.

"São jovens que, com certeza, vão ser exemplo para o futuro das gerações. Esse alunos foram contemplados, não só pelo mérito esportivo, mas porque são bons alunos e se prepararam para ganhar o mundo. Diferente dos outros módulos do programa, o PGM Esportivo só acontece em oito semanas, porque os atletas têm competições importantes nes​te segundo semestre e precisam voltar. Mas é uma experiência importante, que vai oportunizar o conhecimento de um outro idioma e aperfeiçoar as técnicas do esporte que cada um pratica", ressaltou o governador. 

Na cidade canadense, os 20 jovens esportistas terão garantidos seguro saúde internacional, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições e uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. Além disso, o treinamento das suas respectivas modalidades irá se concentrar em centros de excelência esportiva, a exemplo da Université Laval, Novagym e Académie D’Arts Martiaux du Quebec, as duas últimas voltadas para as artes marciais.

O secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, afirmou que essa é apenas a primeira turma a embarcar na edição 2017 do PGM. “Estamos muito felizes porque estamos iniciando, hoje, a nossa edição 2017 do programa. Neste ano, são 1.030 alunos contemplados pelo PGM, sendo 1.000 pelo módulo tradicional, 20 pelo esportivo e 10 pelo musical. Ao longo dessa semana, teremos outros embarques para o Chile e Argentina. Em seguida, encaminharemos mais 400 estudantes para o Canadá. E até o início de setembro, serão, ao todo, 550 estudantes agraciados”, frisou.

Entre as modalidades contempladas, serão dez representantes do atletismo, três do judô, dois da natação, um do ciclismo; além dos estreantes no programa: três atletas da luta olímpica e uma jovem do karatê. Os alunos que conquistaram vaga nesta edição são dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Petrolina, Trindade, Bezerros, Abreu e Lima, Bodocó, Paulista e Arcoverde.

Na área do check-in, estudantes e parentes aguardavam ansiosos pelo embarque. Entre os intercambistas, estava a aluna-atleta do ciclismo, Vanessa Renata de Souza, de 15 anos. Matriculada no 1º ano do Ensino Médio, na Escola João Carlos Lócio de Almeida, em Bodocó, no Sertão do Araripe, Vanessa falou sobre suas expectativas em relação a essa nova experiência. "Eu nunca saí do Brasil, então essa será uma experiência ótima. Eu espero aprender bastante, treinar bastante lá e voltar preparada para vencer a competição brasileira", declarou. A estudante participará dos Jogos Escolares da Juventude 2017, que será realizado em Brasília, no próximo mês de novembro.

"É importante destacar que são dez municípios contemplados, então temos jovens do Interior e da Região Metropolitana. Dos 20 atletas que estão embarcando, 16 foram campeões dos Jogos Escolares de Pernambuco, e os outros quatro também tiveram um bom rendimento esportivo nos últimos anos. Ou seja, hoje é um dia que faz decolar a esperança, a felicidade e os sonhos. E a gente sonha junto e comemora junto com todos eles também", salientou o secretário executivo estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Diego Perez. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Twitter

SOBRE NÓS

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Copyright © Blog Tribuna Belmontense -

Design por