![]() |
Cristiano Ronaldo comemora gol diante do Barcelona Foto: STRINGER / AFP |
O vencedor vai ser conhecido no dia 24 de agosto, em cerimônia realizada em Monaco
Da AFPGianluigi Buffon é a surpresa entre os finalistas do prêmio de melhor jogador da Uefa, durante temporada 2016-2017, que conta com os habituais Cristiano Ronaldo e Lionel Messi entre os três melhores jogadores do ano, segundo anúncio da entidade nesta terça-feira.
O vencedor vai ser conhecido no dia 24 de agosto, em cerimônia realizada em Monaco, no mesmo dia em que serão sorteados os grupos da Liga dos Campeões.
Buffon, goleiro e capitão da Juventus, liderou a equipe aos títulos da Serie A e da Copa da Itália. O time chegou à final da Liga dos Campeões, mas perdeu por 4x1 para o Real Madrid de CR7.
O atacante português também conquistou a Liga espanhola e a Supercopa da Europa, favorito para receber o prêmio de melhor jogador do ano da Uefa pela terceira vez. Messi venceu duas vezes, em 2010-11 e 2014-15, mas este último ano só conquistou a Copa do Rei.
Do quarto ao décimo melhor jogador, a lista já está definida: a dupla de meias do Real Madrid está na quinta e sexta posições, com o croata Luka Modric e o alemão Toni Kroos, respectivamente.
Dybala (Juventus) foi o sexto, seguido de Sergio Ramos (Real Madrid) e do jovem Kylian Mbappé (Monaco), de 18 anos, que ficou na oitava posição.
O Top 10 é completado pelo polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique) e pelo sueco Zlatan Ibrahimovic por seu ano com o Manchester United.
Neymar fora do Top 10
Neymar, que se tornou o jogador mais caro da história no último mês, depois do Paris Saint-Germain desembolsar 222 milhões de euros para tirá-lo do Barcelona, não entrou nos 10 primeiros da lista.
Nos últimos seis anos, apenas dois jogadores tiraram o prêmio de CR7 e Messi: em 2012 Andrés Iniesta (Barcelona) se impôs e em 2013 foi a vez do francês Franck Ribery (Bayern de Munique) vencer o troféu.
O prêmio funciona como um termômetro para a Bola de Ouro do final da temporada. Ronaldo também é claro favorito para receber o prêmio The Best Fifa e se igualar a Messi com cinco títulos de melhor do mundo.
O ranking é determinado por um juri que inclui 80 técnicos que participaram nas fases de grupo da Liga dos Campeões e da Liga Europa, na última temporada, além de 55 jornalistas dos países com federação nacional na Uefa.
Os jogadores são avaliados por suas atuações em todas competições que participam, precisou a Uefa em comunicado.