8 de março de 2017

Rogério Leão sugere bônus para vestibulandos do Sertão


Rogério Leão defende bonificação para alunos do interior terem acesso a Universidades 


Reafirmando seu compromisso com a política de interiorização do ensino em Pernambuco, o deputado Rogério Leão propôs na Reunião Plenária desta quarta-feira (8), da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a criação de mecanismos para inclusão regional de jovens no ensino superior. A proposta inicial é uma bonificação na nota dos vestibulandos dos campos regionais da UPE, UFPE e UNIVASF.

A sugestão do deputado é que os Conselhos das Universidades de Pernambuco, Federal de Pernambuco e do Vale do São Francisco adotem, no processo seletivo de seus Campus Regionais, uma bonificação de 10% (dez por cento) nas notas dos vestibulandos que, comprovadamente, tenham cursado todo o ensino médio em escolas da própria região do campus ou de regiões vizinhas, conforme o caso.

Fariam jus a bonificação proposta pelo deputado, os vestibulandos de medicina da UPE no Campus de Serra Talhada, desde que tenham cursado, na forma presencial, todo o Ensino Médio em escolas do Sertão do Pajeú, do Sertão Central, do Sertão de Itaparica, Sertão do Moxotó, Sertão do Araripe ou do Sertão do São Francisco. Para o Campus Garanhuns, caso tenha cursado todo o Ensino Médio em escolas do Agreste Central, do Agreste Meridional, Agreste Setentrional ou da Mata Sul e da Mata Norte do Estado.

Segundo o parlamentar, os cursos mais concorridos destas Universidades, a exemplo o de Medicina, acabam sendo ocupados por estudantes de outras localidades, até mesmo de outros Estados. “Quando formados, esses estudantes regressam aos estados de origem e acabam impactando muito pouco a realidade de cidades como Serra Talhada, Garanhuns, Petrolina e Arcoverde”. Para Leão, a criação de critérios para inclusão de jovens da Região nestes Campus transformaria esta realidade.

O parlamentar informou que já foram encaminhados ofícios ao excelentíssimo senhor Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara; ao maguinífico senhor Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Henrique de Barros Falcão; ao excelentíssimo senhor Ministro da Educação, Mendonça Filho; ao maguinífico senhor Reitor da UNIVASF, prof. Dr. Julianeli Tolentino de Lima; ao maguinífico senhor Reitor da UFPE , Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, que responde pelo Campus na cidade de Caruaru.

De acordo com Rogério Leão, diversas Universidades Brasileiras têm adotado a estratégia da inclusão regional em seus cursos. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), implantou a ação afirmativa de bonificação em 2015. Em Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é a única que fixou critérios em prol dos estudantes que residem no entorno das unidades acadêmicas do Agreste e de Vitória.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Twitter

SOBRE NÓS

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Copyright © Blog Tribuna Belmontense -

Design por