15 de março de 2017

Alunos da ETE de São José do Belmonte iniciam projeto de revitalização da mata ciliar

O próximo passo é iniciar a produção de mudas de plantas de espécies florestais nativas e frutíferas, e em seguida realizar o plantio.

Do Belmonte Diário

No último domingo (12), alunos do 2° ano do curso médio/técnico em Agroecologia da Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal (ETE-PLL), da cidade de São José do Belmonte-PE, iniciaram um projeto para revitalização da Mata Ciliar de um Riacho na Zona Rural da cidade. A ação aconteceu na comunidade do Sítio Vira-Mão, por onde passa o Riacho São Cristóvão, e contou com a participação de toda a comunidade local. Orientados pelo Prof. Gleymerson Almeida, o Projeto foi elaborado pelos próprios alunos, que sentiram a necessidade de fazer uma intervenção na área com o objetivo de amenizar o impacto ambiental presente no local ocasionado há anos. 

“Percebemos que se não fizermos uma ação neste riacho, que já está com boa parte da mata devastada e o leito do riacho assoreado, urgentemente a tendência é piorar e a comunidade cada vez mais sofrer com a escassez hídrica. Além disso, se desejamos fazer algo pelo meio ambiente, temos que iniciar em casa, então nada melhor que começar pela Zona Rural da nossa cidade” palavras dos estudantes. 

Os alunos apresentaram o projeto a comunidade, que de imediato, se comprometeram em participar juntos na implementação do projeto. O próximo passo é iniciar a produção de mudas de plantas de espécies florestais nativas e frutíferas, e em seguida realizar o plantio. Além destas atividades, está previsto um programa de conscientização ambiental na comunidade e a elaboração de um mapa da micro-bacia hidrográfica do Riacho São Cristóvão que irá ajudar na preservação da área. 

“O projeto faz parte da grade curricular dos alunos de todos os cursos da Escola Técnica e tem o objetivo de tornar os processos de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, interessantes, significativos, reais e atrativos para os estudantes, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social, ambiental, econômica, e demais áreas do saber”, disse o Prof. Gleymerson Almeida. 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Twitter

SOBRE NÓS

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Copyright © Blog Tribuna Belmontense -

Design por