22 de dezembro de 2016

Consulte seu saldo do FGTS.

É possível acessar por site, celular ou e-mail; veja quem tem direito ao saque. Presidente Michel Temer anunciou medida nesta quinta-feira (22).

O presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira (22) que o governo vai liberar o saque de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativas até dezembro de 2015. A conta inativa é aquela que fica sem depósito pelo período de, no mínimo, três anos ininterruptos. Por esse motivo, o trabalhador não pode sacar o valor depositado por seu empregador atual, por exemplo, mas apenas de empregos anteriores (veja, abaixo, como saber se você tem uma conta inativa de FGTS.

O trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail (veja detalhes a seguir).
A medida anunciada nesta quinta faz parte de uma tentativa do governo de reaquecer a economia. O presidente explicou que não haverá limite para o saque. O trabalhador, se quiser, poderá sacar todo o valor que tem na conta inativa. O presidente não detalhou a partir de quando o saque será liberado.

Veja abaixo como consultar o saldo do FGTS das contas inativas:

— PELA INTERNET


No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

— POR EMAIL

 No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão.

Na página, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber e-mail com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.

PELO APLICATIVO FGTS PARA CELULAR

O trabalhador pode consultar o FGTS no celular por meio de aplicativo para smartphones. Ele está disponível para download, de graça (clique aqui), em celulares com qualquer sistema operacional: Android (baixe na Google Play), iOs (baixe na App Store) e Windows (baixe na Windows Store).


 — POR MENSAGEM DE CELULAR

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão.

Na página, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber avisos SMS com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS. Mas quem faz essa escolha deixa de receber o extrato bimestral em papel em casa. Por outro lado, o extrato anual continua sendo enviado normalmente.

— Como saber se você tem uma conta inativa de FGTS?

A conta inativa de FGTS é aquela que fica sem depósito pelo período de, no mínimo, três anos ininterruptos. Isso não quer dizer que apenas desempregados podem sacar o dinheiro.

A medida anunciada nesta quinta serve justamente para que quem está atualmente empregado possa sacar o FGTS – mas desde que ele seja o de empregos anteriores. Ou seja, o trabalhador não pode sacar o valor depositado por seu empregador atual.
 


VOLTE


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por