13 de janeiro de 2016

POLÍTICA: Um quadro preliminar na RMR



POLÍTICA:  Um quadro preliminar na RMR




As eleições municipais deste ano em Pernambuco não terão o eduardismo como fator de influência, mas em contrapartida serão marcadas pelo símbolo da crise nacional, dos efeitos da operação Lava Jato e a discussão do esgotamento das políticas públicas municipais. Em alguns municípios, entretanto, as disputas tendem a caminhar para o imponderável.
Na Região Metropolitana, onde se concentram 35% do eleitorado estadual, Jaboatão e Olinda não terão prefeitos concorrendo à reeleição, mas tanto Elias Gomes (Jaboatão) quanto Renildo Calheiros (Olinda) terão enormes dificuldades de emplacar seus sucessores. Renildo tem mais de 80% de reprovação e as notícias que chegam de Elias, sem uma pesquisa ainda recente, não são boas.

Paulista, administrada por Júnior Matuto, tende a reviver uma polarização entre o PSB, partido do prefeito, e o PT, que deve, provavelmente, lançar, mais uma vez, a candidatura do ex-deputado Sérgio Leite, que já perdeu três eleições majoritárias naquele município.
No Cabo, o deputado estadual Lula Cabral (PSB), que governou o município por dois mandatos e elegeu o atual gestor, com quem rompeu, tem amplas chances de voltar. Seu adversário é um velho freguês: o deputado federal Betinho Gomes (PSDB), derrotado por Vado e pelo próprio Lula, quando este disputou a reeleição.  são José do Belmonte, belmonte, tribuna belmontense,
Em Igarassu, o prefeito Mário Ricardo (PTB) tem uma reeleição complicada. Enfrentará adversários fortíssimos, como os ex-prefeitos Yves Ribeiro e Severino Ninho, ambos do PSB, que poderão se unir numa chapa. Já em Ipojuca, o prefeito Carlos Santana (PSDB), embalado por uma boa gestão, enfrentará, mais uma vez, o grupo do ex-prefeito Pedro Serafim (PDT), que derrotou na eleição passada.
Inelegível, Pedro já decidiu pela candidatura do seu filho, o deputado estadual Pedro Serafim Neto. Não tem as matreirices nem tampouco a experiência do pai, mas pode crescer ao longo da campanha. Moreno é o grande desafio do PSB. As pesquisas internas do Palácio não são nada animadoras em relação à reeleição do prefeito Adilson Filho.
Ali, o favorito, com o dobro das intenções de voto do socialista, é o ex-prefeito Vavá Rufino (PTB). Dilsinho, como é mais conhecido, não teria mais tempo para reverter o forte desgaste da sua administração. Em Camaragibe, por fim, o prefeito Jorge Alexandre (PSDB), também bem avaliado, tem chances de garantir um novo mandato. Seu principal adversário é o socialista Demóstenes Meira, a quem derrotou na eleição passada.
VIA MANGUE– O prefeito Geraldo Julio (PSB) confirma que a Via Mangue terá o seu segundo trecho liberado a partir da próxima sexta-feira. A liberação ao tráfego de veículos ocorrerá somente no domingo, quando fará a sua entrega, oficialmente. A obra custou mais de R$ 431 milhões. A entrega de mais um trecho ocorreu um ano e sete meses da liberação da primeira faixa e com isso vai desafogar bastante o tráfego da Zona Sul para a Norte, como ocorreu com a entrega da primeira etapa no sentindo Zona Norte/Sul.
Adesão em São Joaquim– Em São Joaquim do Monte, a 134 km do Recife, no Agreste, o prefeito João Tenório (PSB) disputará a reeleição com quase nenhum risco. Além de fazer uma gestão bem avaliada, o socialista ganhou, ontem, a adesão de Clécio Vieira (PTC), seu principal oponente nas eleições passadas, quando obteve mais de cinco mil votos. Vieira leva todo o seu grupo, com dez pré-candidatos a vereador. Tenório tem na Câmara o apoio de oito dos 11 vereadores, o que deixa reduzido o poder de fogo do candidato da oposição, o ex-prefeito Zé Birro (PDT).

Distância de Armando– Ex-presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), João Batista da Silva, ex-vereador trabalhista em Triunfo, confirma que será candidato a prefeito do município apoiado pelo prefeito Luciano Bonfim (PR), ligado ao secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira. Mas nega que continue tendo relação com o ministro Armando Monteiro Neto, ressaltando que está rompido com o líder trabalhista. “Meu grande líder agora é o prefeito Bonfim”, enfatiza.
Reajuste do magistério– A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) protocolou, ontem, pedido à presidente Dilma para adiar o reajuste do piso do magistério. O índice do reajuste do piso nacional do magistério tem sido fixado com base na última estimativa do valor anual mínimo por aluno, nacionalmente definido, para os anos iniciais do ensino fundamental urbano do Fundeb, que leva em conta os dois exercícios fiscais anteriores. Como anualmente o piso do magistério é divulgado entre janeiro e fevereiro, a CNM pede que o reajuste seja divulgado somente em agosto.
Prata de casa – Em Caruaru, se o prefeito José Queiroz (PDT) não lançar o vice-prefeito Jorge Gomes, por causa da candidatura de Raquel Lyra, que controla o diretório municipal do PSB, partido de Gomes, pode fazer a escolha do seu candidato dentro da sua equipe. Um dos nomes mais cotados é o do secretário de infraestrutura, Bruno Lagos (na foto com Queiroz), que tem acompanhado o prefeito em quase todas as agendas de rua. Não se trata de picada da mosca azul, mas chega quase a isso o entusiasmo de Lagos no contato com o povo.

CURTAS 
CORRIDA– A Prefeitura de Riacho das Almas abriu inscrições para a 23ª Edição da Corrida de São Sebastião, no próximo dia 30, quando se comemora a Festa de São Sebastião. A corrida tem percurso de 9,5 quilômetros, saindo da entrada da Vila do Vitorino até Riacho das Almas. Para se inscrever, é necessário procurar a Diretoria de Esportes, que funciona na Prefeitura.
FORÇA-TAREFA – Recife integrará a força-tarefa em Mariana (MG) para combater os danos humanos, ambientais e materiais gerados pelo rompimento da barragem do município de Fundão. O cofundador da rede de mobilização que utiliza a tecnologia para aproximar as pessoas das decisões sobre o futuro da cidade, o Meu Recife, Fernando Holanda, irá a Belo Horizonte debater o assunto com integrantes do Poder Público, da Academia e da Sociedade Civil Organizada. Blog do Magno  notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, belmonte política, belmonte notícias,polícia belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do belmonte, belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do belmonte, tribuna belmonte, tribuna belmontense,belmonte,

VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por