Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE: Internet via satélite com franquia de dados chega em julho

31 de janeiro de 2016

Internet via satélite com franquia de dados chega em julho



Internet via satélite com franquia de dados chega em julho




A operadora Hughes anunciou que irá lançar no mês de julho um serviço de banda largavia satélite no Brasil. A proposta da empresa americana é levar internet veloz para pontos do país que, atualmente, não são bem atendidos pelas demais operadoras que transmitem sinal por cabos.

Ainda em fase de estudo de planos, a Hughes contou a EXAME.com que seu principal serviço deve custar aproximadamente 200 reais e a velocidade da conexão será de 10 Mbps. Segundo dados da Akamai de 2015, a velocidade média de internet no Brasil é de 3,6 Mbps, enquanto a média mundial é 5 Mbps.
Assim como nos planos de internet nos smartphones, essa banda larga terá limite de franquia de dados. São 20 GB por mês para a navegação durante o dia e 40 GB para as noites. Com isso, downloads mais pesados, como de novos sistemas operacionais para celulares ou computadores, devem ser feitos no período noturno.
Caso o assinante exceda a franquia de dados contratada, ele terá a velocidade de sua conexão reduzida – a um percentual não informado pela Hughes. Outra opção é comprar pacotes de dados adicionais, que serão vendidos por meio de um app da empresa para smartphones.
A companhia, que tem 1,5 milhão de assinantes nos Estados Unidos, terá um plano de expansão de três fases no Brasil. Neste ano, o serviço estará disponível para 82% do território nacional; para 90% em 2018; e para 100% em 2020.
"Apesar do nosso serviço cobrir totalmente a cidade de São Paulo, não temos interesse em tentar divulgar o serviço para regiões como o bairro de Pinheiros. A ideia é promover o serviço em áreas que não são bem atendidas por outras operadoras, como o interior do estado", afirmou Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil, durante entrevista a EXAME.com.
A empresa escolheu um ano de crise econômica para trazer sua internet banda larga via satélite para o Brasil. No entanto, Guimarães conta que o planejamento da companhia é de longo prazo e os trâmites de lançamento em território nacional começaram três anos atrás, bem antes da crise atual. Ainda assim, ele mostra seguro tanto sobre a iniciativa de lançamento quanto sobre a pontualidade do início da oferta do serviço.
"A Hughes já oferece esse serviço há mais de dez anos nos Estados Unidos. Não estamos fazendo testes, estamos trazendo o serviço que já oferecemos com sucesso no mercado americano", disse o presidente da empresa.
Por adotar uma política de prometer de maneira conservadora a velocidade média de internet aos seus clientes, a Hughes foi reconhecida pela Federal Communications Comission, órgão regulador de operadoras dos EUA semelhante à Anatel, como uma empresa que entrega a velocidade contratada ou número superior durante 80% do horário de pico de uso do serviço.

Tempestades  

Como a internet chegará à casa do cliente via satélite, o sinal será captado por uma antena e levado para o roteador por um cabo. Apesar do receptor ficar exposto ao tempo, Guimarães declara que o uso de antenas não prejudicará a experiência do usuário em condições normais.
Banda larga: conexão via satélite leva internet para locais sem rede cabeada© Divulgação/Hughes Banda larga: conexão via satélite leva internet para locais sem rede cabeada
"O serviço de internet banda larga funcionará normalmente durante uma chuva normal. Agora, qualquer tempestade forte pode afetar o serviço, assim como também pode afetar rede cabeadas e a energia elétrica. Melhoramos a confiabilidade do nosso sistema em relação a eventos atmosféricos nos últimos dez anos", disse o presidente da companhia.

Atendimento ao cliente

A Hughes contará com três canais de atendimento aos assinantes: telefone, chat com atendentes e um portal de auto-atendimento. Fora isso, há também o já mencionado aplicativo, que permitirá a compra de pacotes de dados.

Concorrência

Esta não é a primeira vez que uma empresa lança um serviço de internet banda larga via satélite no Brasil. A Embratel oferece uma opção semelhante há três anos. Chamado Star One, ele é voltado tanto para o segmento corporativo, quanto para clientes domésticos. notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, belmonte política, belmonte notícias,polícia belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do belmonte, belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do belmonte, tribuna belmonte, tribuna belmontense,belmonte,

VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por