26 de novembro de 2015

Senado ratifica decisão do STF sobre a prisão de Delcídio Amaral

 blogs de sao jose do Belmonte, noticias de sao Jose do belmonte, politica de sao Jose do belmonte, tribuna belmontense, tribuna belmonte,
O Plenário do Senado decidiu nesta quarta-feira (25) o atender o pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) de prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Delcídio foi detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília na manhã desta quarta sob a acusação de ter agido para obstruir a ação da Justiça relacionada com a operação Lava Jato.

Com a decisão, a maioria dos senadores manifesta o entendimento de que a prisão de Delcídio foi legalmente correta. O debate se devia ao fato da Constituição impedir, à exceção de flagrante, a prisão de parlamentar no exercício do mandato. O STF entendeu que Delcídio estava cometendo um crime em flagrante ao obstruir investigações em andamento sobre organização criminosa.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou a decidir por votação secreta como presidente do Senado, mas resolveu colocar essa decisão em votação do Plenário, que decidiu pelo voto aberto. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), foi a única liderança a encaminhar pelo voto secreto.

Minutos antes de o Senado decidir pelo voto aberto em sessão sobre a prisão de Delcídio Amaral (PT-MS), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, concedeu liminar em mandado de segurança impedindo a Casa de manter os votos dos senadores em segredo.

Segundo alguns parlamentares, o resultado abre precedente, por exemplo, para a prisão de outros citados nas investigações da Operação Lava Jato – como o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O Planalto deve anunciar a escolha de novo líder no Senado na próxima semana.

Além de Delcídio Amaral, a PF também prendeu o banqueiro André Esteves, presidente do BTG Pactual, e Diogo Ferreira, chefe de gabinete do líder do governo no Senado. As prisões são resultado de uma operação deflagrada pela PF e foram autorizadas pelo Supremo. Não se trata de uma fase da Lava Jato tocada em Curitiba, na 1ª instância.   notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,


VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por