11 de novembro de 2015

Criadores de caprinos e ovinos do Sertão pernambucano formam associação e fazem parceria com o Sebrae

Foi realizada no último domingo (08) a primeira reunião oficial da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão Pernambucano (Asserpe), organização que nasceu com status regional e engloba até agora criadores dos municípios de Cabrobó, Terra Nova, Salgueiro, Parnamirim e Mirandiba.

Inicialmente as reuniões para criação e desenvolvimento das atividades são itinerantes e objetivam passar pelas propriedades de todos os sócios. A primeira reunião teve como sede a propriedade do terranovense Antônio Amâncio Neto, mais conhecido como Tony.

O encontro contou com a presença do consultor do Sebrae, Hider Ramos, que é do Ceará e veio realizar consultorias ‘in loco’ voltadas para a gestão da alimentação dos animais. Durante a semana passada ele visitou algumas propriedades e, com base no que viu, sugeriu alternativas para melhoria dos índices produtivos dos rebanhos associados.

De acordo com o consultor, existem alternativas para produção de forragens de qualidade com baixo custo que necessitam de pouca água para serem produzidas no semiárido. Hider ainda registrou que a qualidade dos animais e os rebanhos da Asserpe lhe chamaram a atenção. “Pude avaliar nas propriedades visitadas que a ASSERPE tem um excelente plantel”, afirmou.

A programação ainda teve palestra com Rafael Sene, sócio-proprietário da Agrocuraçá, que está concluindo mestrado focado na produção de palma adensada, e essa é justamente uma das alternativas buscadas pelos sócios para produzir parte da alimentação dos seus rebanhos. Rafael falou sobre seu estudo, elogiou a associação e agradeceu o convite.

O presidente da Asserpe, João Berlucio, que é criador da raça Berganês, ressaltou que a caprino-ovinocultura da região vive um momento importante na região. Berlucio, que mora em Terra Nova, disse ainda que hoje o mercado está aquecido e há uma boa demanda por carne de caprinos e ovinos. “Mas precisamos melhorar a forma de produzir, diminuir os custos, melhorar a qualidade dos rebanhos para consequentemente melhorar a qualidade da carne”, ponderou.

“Com as sucessivas secas esse desafio está cada vez maior, acreditamos que com as parcerias certas, com capacitação, organização e muito trabalho podemos superar esses desafios. Então nosso primeiro investimento é em conhecimento, é assim que pensamos”, concluiu. Da redação do Blog Alvinho Patriota   notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,


VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por