17 de outubro de 2015

Principal nascente do rio São Francisco volta a ter água após quase secar

Nascente voltou a ter água após chuvas registradas em novembroDivulgação
A principal nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas, na região centro-oeste do Estado, voltou a ter água em abundância. A constatação foi feita na última semana por técnicos do ICMBio (Instituto Chico Mendes), órgão que administra o Parque Nacional Serra da Canastra, onde está localizada a nascente. 
Segundo o chefe do Parque, Luiz Arthur Castanheiras, a água voltou a correr graças ao volume expressivo de chuva registrado na região no último mês. Ainda segundo ele, foram registrados 428,2 mm entre 1º de novembro e 1º de dezembro na área entorno da nascente.

— Até o início de novembro, nós tivemos apenas chuvas esparsas que não foram suficientes para umedecer o solo e provocar a saturação necessária para que a água voltasse a correr. Mas, agora em novembro tivemos chuva quase todos os dias. 
Conforme Castanheiras, a situação de seca da nascente, registrada em setembro deste ano, aconteceu devido ao período chuvoso atípico registrado no Estado e também em boa parte do País. Com isso, a principal nascente do rio ficou seca por quase três meses
Entretanto, a expectativa do chefe do Parque da Canastra é de que a situação seja totalmente revertida até o próximo ano, já que a climatologia está prevendo chuvas dentro da média também para este mês de dezembro. 
— Se tivermos chuvas normais durante este período chuvoso, em 2015 teremos água o ano todo. Até mesmo, no período de estiagem, como sempre aconteceu no São Francisco.
A Bacia do Rio São Francisco passa por sete unidades da federação – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 504 municípios (cerca de 9% do total de municípios do País)
Ela é considerada uma das mais importantes pelo volume de água transportado para a região semiárida do País. São 639.219 km de área de drenagem e vazão média de 2.850 m³/s, responsável por 2% do total do Brasil.
Relembre o caso
Em setembro deste ano, funcionários do Parque Nacional Serra da Canastra alertaram para a seca da principal nascente do São Francisco. Na ocasião, a situação preocupou o CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco) em função do risco de desabastecimento na região. 
represa de Três Marias, localizada no norte de Minas, foi afetada pela redução da vazão e precisou também reduzir a liberação de água para os municípios localizados abaixo do reservatório e a geração de energia. A unidade chegou a ficar com apenas 2,57% de sua capacidade total, pior nível de água já registrado na represa.   notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,


VOLTE À PÁGINA INICIAL





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por