9 de outubro de 2015

POLÍTICA: PSB vai remar com a oposição

O  partido teme deixar de ser protagonista nas decisões de interesse nacional

Por receio de ficar a reboque dos três principais partidos de oposição do país (PSDB, PPS e DEM), o PSB vai reunir sua executiva na próxima semana para oficializar sua entrada nesse bloco. Os socialistas não acreditam mais na recuperação política do governo e vão dar por encerrado o crédito de confiança que haviam dado à presidente Dilma quando optaram, três meses atrás, por uma posição de “independência” – nem alinhamento automático com o governo e nem oposição pela oposição. Ocorre que a crise se agravou de tal maneira que virou moda no Congresso falar mal do governo, do PT e da presidente. E é nessa onda oposicionista que o PSB também quer surfar como já deram a entender o presidente Carlos Siqueira e o líder no Senado João Capiberibe. Quem reprova a ida do partido para a oposição são os seus governadores, que nunca dependeram tanto da União como agora para tirá-los do sufoco em que se encontram.
Pimenta na crise
O parecer do TCU recomendando ao Congresso a rejeição das contas de Dilma relativas do ano de 2014 colocou uma pitada a mais na crise política que corrói o governo, Agora, a presidente se vê acossada pelo TCU, o TSE, a OAB (que criou ontem uma comissão para analisar pedido de impeachment) e o deputado Eduardo Cunha, que mesmo acusado de possui cinco milhões de dólares em bancos suíços é quem pode iniciar o processo de impeachment na Câmara Federal.

Exceção – Humberto Costa (PT-PE) é o único político que se destaca na retaguarda de Dilma. Os líderes do governo na Câmara e no Senado, José Guimarães (CE) e Delcídio Amaral (MS), respectivamente, não têm talento para enfrentar a Oposição e o advogado geral da União, Luiz Inácio Adams, é de um despreparo gritante. A defesa que ele fez dela no TCU foi de fazer dó.
Opção – A deputada Raquel Lyra só não será a candidata do PSB à prefeitura de Caruaru se não quiser, garantiram ontem dois políticos que privam da intimidade do governador Paulo Câmara.
À luta – O ex-deputado Raimundo Pimentel confirmou a amigos do Recife que o candidato da oposição à prefeitura de Araripina será ele e não sua mulher, deputada Socorro Pimentel (PSL).
Apelo – O vice de Jaboatão Heraldo Selva receberá apelo do PSB para se candidatar a vereador, e não à sucessão do prefeito Elias Gomes, para não atrapalhar a aliança PSB-PSDB no Recife.
Empurrão – Após o TCE ter recomendado intervenção no município de Gravatá, o PSB passou a estimular o deputado Waldemar Borges (foto) a disputar a prefeitura. Avalia que a população de lá não quer a reeleição do prefeito Bruno Martiniano (sem partido), nem tampouco a volta do ex, Joaquim Neto (PSDB), que responde a vários processos na Justiça.
Quinto – Tá explicado por que o deputado Ricardo Costa continua brigando com a ex-prefeita Jacilda Urquisa pelo controle do PMDB de Olinda. É que o partido lá sempre foi bom de votos. De 68 para cá elegeu 5 prefeitos, e não quatro como a coluna divulgou ontem: Marcos Freire, Germano Coelho, José Arnaldo, Luiz Freire e a própria Jacilda.
Força – Por medo de Eduardo Cunha (PMDB) ou coisa que o valha, 94% dos membros da Câmara Federal recusam-se a assinar a representação que será feita contra ele no Conselho de Ética. A que foi protocolada na Corregedoria, anteontem, só teve a assinatura de 29 deputados. Numa Câmara de 513, isso representa apenas 5,6% do total. Cunha, mesmo acusado de lavagem de dinheiro, ainda controla o PMDB e a maioria do PSDB, PPS e DEM.
Assento – Como líder do bloco PP, PTB, PHS e PSC, que reúne 82 deputados, o pernambucano Eduardo da Fonte (PP) terá assento garantido na reunião das 10h, no Palácio do Planalto, ao lado de Dilma, para avaliar diariamente a evolução da crise política. De Pernambuco serão liderados por ele Fernando Monteiro (PP), Sílvio Costa (PSC) e os petebistas Jorge Côrte Real, Zeca Cavalcanti, Ricardo Teobaldo e Adalberto Cavalcanti.  notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,


VOLTE À PÁGINA INICIAL





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por