1 de outubro de 2015

POLÍTICA: Prazo para mudança de partido foi reduzido de um ano para seis meses; mudança do domicílio eleitora permanece em um ano

DOMICILIO ELEITORAL– Na minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara dos Deputados e sancionada pela presidente Dilma na última quarta-feira, o prazo de mudança de partido foi de fato reduzido de um ano para seis meses, mas tem um detalhe que a classe política tem que ficar ligada: o prazo para mudança do domicílio eleitoral, que hoje é de um ano, permanece. Portanto, quem quiser transferir seu domicilio ter que correr e providenciar a sua mudança em cartório até amanhã.
Sem poder sobre candidatura: Com a decisão de Geraldo Alckmin e Aécio Neves, dois dos principais líderes do PSDB, de tirar a autonomia dos diretórios municipais com mais de 100 mil habitantes de escolher candidatos a prefeito, o maior derrotado em Pernambuco atende pelo nome de Daniel Coelho, que andou espalhando inverdades, entre as quais de que já teria o aval da cúpula nacional para disputar a Prefeitura do Recife.

Pelo que explicaram os caciques tucanos, ficou completamente esvaziado o poder dos diretórios municipais da sigla na organização de consultas prévias a filiados e na montagem dos palanques para as eleições do ano que vem. Isso se deu depois de uma articulação que envolveu interlocutores dos dois tucanos.
Aécio, presidente nacional do partido, determinou que a organização das campanhas nos municípios com mais de 100 mil habitantes em todo o País será "acompanhada" por uma comissão nomeada pela Executiva. A medida atinge diretamente os diretórios municipais do partido em São Paulo, Salvador e Recife.
A decisão de Aécio dificilmente será modificada, porque tem o respaldo de praticamente todos os diretórios municipais. Em Salvador, por exemplo, o PSDB local gostaria ter candidatura própria, mas Aécio está inclinado a apoiar a reeleição de ACM Neto (DEM). Caso semelhante é o do Recife, onde o PSDB, em sua grande maioria, quer manter a aliança de apoio à reeleição do prefeito Geraldo Júlio (PSB).
Aécio e Alckmin têm interesses específicos, mas ambos concordam que o PSDB precisa estar com PSB, DEM e PPS em algumas cidades importantes já com vistas às eleições nacionais de 2018. O deputado paulista Silvio Torres, secretário-geral do PSDB e aliado de Alckmin foi o escolhido por Aécio para apresentar as propostas em reunião da Executiva na semana que vem.
A regra também valerá para cidades menores, mas que tenham retransmissoras de TV e, portanto, horário eleitoral gratuito e obrigatório. "Vamos acompanhar mais de perto a montagem das coligações. Entre as atribuições que têm a Executiva Nacional está a de disciplinar eventuais disputas de prévias", afirmou o diretor de gestão corporativa do PSDB, João Almeida.
O governador de São Paulo apoiou a ideia. Em contrapartida, Aécio chancelou a iniciativa do diretório estadual paulista de implodir o processo de antecipação das prévias na capital do Estado. O senador comunicou pessoalmente ao presidente do diretório paulista do partido, Pedro Tobias, que apoiaria a iniciativa.

Gesto de candidato– De olho na disputa pela Prefeitura de Gravatá, o deputado Waldemar Borges (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, transfere, hoje, o seu domicilio eleitoral para aquele município. Ele irá pessoalmente à 30º Zona Eleitoral em Gravatá, ao meio dia, formalizar a mudança do seu título. Borges tem o apoio e o incentivo do governador Paulo Câmara e de todos os líderes socialistas, como o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

Arcoverde e Alagoinha– Além da prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, o governador Paulo Câmara abona, na próxima sexta-feira, naquela cidade, às 19 horas, a ficha de filiação ao PSB do prefeito de Alagoinha, Maurílio Almeida, que está deixando o PTB e, portanto, o grupo do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto. Como o prazo para mudança de partido passou de 2 de outubro para 2 de março, muitos prefeitos decidiram adiar mais a mudança.
Acima do limite – A crise econômica pegou em cheio o Governo do Estado. Após ultrapassar o limite prudencial de 46,55% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para as despesas com a folha de pagamentos no primeiro quadrimestre, o problema voltou a se repetir no segundo quadrimestre, quando este comprometimento chegou a 50,30%no final de agosto. Diante dos resultados, o Governo fica impedido de conceder novos aumentos aos servidores, o que deve aumentar a pressão do funcionalismo sobre os cofres do tesouro estadual.
No fundo do poço– A rejeição ao Governo Dilma apontada pelo Ibope, ontem, (69%), é a maior já registrada pela série histórica das pesquisas do instituto desde a redemocratização do País. Conforme o levantamento, o percentual de pessoas que consideram a gestão da petista "ruim ou péssimo" ficou dentro da margem de erro, em comparação com a última pesquisa. Para analistas políticos, dificilmente a presidente terá chances de se recuperar, o que pode deixa-la mais frágil ainda perante um processo de impeachment.
CURTAS 
EM SERRA– Ex-presidente da OAB em Serra Talhada, o advogado Jailson Araújo assumiu a presidência do diretório do PSDC naquele município, mas não tem planos de disputar nenhum cargo eletivo. Levará o partido, segundo ele, para a coligação encabeçada pelo Partido Republicano, do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira.
IMPEACHMENT – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), arquivou três pedidos de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma. Com esses arquivamentos, restam outros dez pedidos protocolados na Câmara sobre os quais Cunha terá de tomar uma decisão, entre os quais o dos juristas Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, e Miguel Reale Júnior, que recebeu apoio de partidos da oposição. Fonte:Blog  Magno Martins

   notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,


VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por