26 de outubro de 2015

POLÍTICA: Lula queria Eduardo Campos para 2018, mas o PT avalizaria?

Sexta passada, a uma emissora de rádio da Bahia, o ex-presidente Lula revelou o que havia reservado para Eduardo Campos na campanha à reeleição de Dilma Rousseff: a vaga de vice. O ex-governador de Pernambuco seria o vice do PT em 2014 e em caso de vitória dela encabeçaria a chapa presidencial de 2018, com apoio dos petistas. Essa proposta, de fato, chegou a ser levada a Campos pelo então governador da Bahia, Jaques Wagner, hoje ministro da Casa Civil. Mas ela foi recusada por duas razões. Primeiro, porque em política é complicado fazer acerto com adversários ou mesmo aliados para entrar em vigor quatro anos depois. Segundo, porque ele não confiava no PT, que sempre teve uma visão hegemônica do processo eleitoral. Aceita apoios mas tem dificuldade para apoiar. Confiava na boa fé de Lula, mas sabia por experiência própria que ele não tinha o controle do PT. Por isso recusou a oferta e partiu para o voo solo.

Eduardo Campos recusou a proposta de Lula para que ele fosse vice de Dilma em 2014 e candidato a presidente em 2018
O vice que pediu a Deus
No 1º volume do “Diários da Presidência – 1995-1998”, o ex-presidente FHC conta em detalhes como é o dia a dia de um presidente da República, muitas vezes obrigado a fazer acordo com político safado em troca de apoio no Congresso. Ele teve aborrecimentos com alguns ministros, entre os quais José Serra e Pedro Malan. E desentendeu-se com ACM, então “dono do PFL” e vice-rei da Bahia. Mas não há registro de queixa do seu vice, o pernambucano Marco Maciel.
Pressão – Dilma já foi informada pelos líderes do PT na Câmara e no Senado, Sibá Machado (AC) e Humberto Costa (PE), respectivamente, que não há clima no Congresso para a recriação da CPMF, mas vai tentar. Sua tática é botar governadores e prefeitos em cima dos deputados e senadores para dizer que precisam de uma parte daqueles recursos para equilibrar suas contas.
Pincel – O PSDB decidiu que não tem o direito de deixar Izabel Urquiza (ex-PMDB) com o pincel na mão na disputa eleitoral pela prefeitura de Olinda. Ela será candidata de todo jeito.
Líder – Mesmo com a extinção e criação de novos blocos parlamentares na Câmara Federal, o pernambucano Eduardo da Fonte (PP) continua líder do maior de todos, com 82 deputados.
Apoio – O apoio de Guilherme Uchôa (PDT) à candidatura de Jefferson Calaça à presidência da OAB tem sido bastante explorado por seus adversários Ronnie Duarte e Emerson Leônidas.
Pontapé – Mesmo sem garantia do PSDB de que será o candidato do partido à sucessão de Geraldo Júlio (PSB), o deputado Daniel Coelho já colocou a campanha nas ruas. Hoje, às 19h, no auditório da Livraria Saraiva (Shopping RioMar), ele falará para jovens empresários sobre como melhorar o empreendedorismo na capital pernambucana. .
Atraso – Renildo Calheiros (PCdoB) foi o último dos prefeitos da área metropolitana a anunciar corte de gastos (extinção de quatro secretarias em Olinda) para equilibrar as contas públicas, mas promete entregar a casa ao sucessor totalmente arrumada. O município não tem lucrado nada com turismo, mas a receita do ISS dá sinais de vitalidade.
Queda – Na linha de frente do movimento pelo impeachment de Dilma, os deputados Bruno Araújo (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Roberto Freire (PPS-SP) já devem ter chegado à conclusão de como é difícil tirar um presidente da República do cargo. Dilma está fragilizada e sem apoio político no Congresso. Mas, como diz o ex-governador Roberto Magalhães, presidente da República, no Brasil, tem poderes quase imperiais.
Vazio – Caiu no vazio a delação premiada do ex-deputado Pedro Corrêa (PP), um dos réus do mensalão junto com Henrique Pizzolato, ora trancafiado na penitenciária da Papuda. Corrêa foi capa de “Veja” ao declarar a procuradores da República que o assalto aos cofres da Petrobras teria sido arquitetado por Lula dentro do próprio Palácio do Planalto. Como não apresentou provas, a delação não foi homologada pelo STF e caiu no esquecimento.Coluna Fogo Cruzado  do blog do Inaldo Sampaio notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,


VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por