15 de outubro de 2015

IMPEACHMENT: Qual é o time de Eduardo Cunha














Ora alinhado à oposição, em outros momentos flertando com o governo, a posição dúbia do presidente da Câmara trás incertezas ao mundo político


De que lado o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está jogando? No time da oposição, que em sintonia com a sociedade brasileira que o fim da crise, deletando a presidente Dilma no Planalto, ou na equipe do Governo, que para manter a moribunda no poder é capaz de vender a alma ao diabo, como se agarrar ao próprio Cunha?
Apesar de ter iniciado uma aproximação ao longo dos últimos dias com o presidente da Câmara, o Palácio do Planalto tem colocado um limite nessa reaproximação com Eduardo Cunha, relata de Brasília o bem informado articulista Gerson Camarotti.

Segundo ele, o peemedebista foi alertado que o Governo só fechará acordos que possam ser cumpridos. Nos bastidores, Cunha tem reclamado da velocidade do ritmo das investigações contra ele pela Procuradoria Geral da República. O Governo, entretanto, tem deixado claro a ele que não tem como interferir no trabalho do procurador-geral, Rodrigo Janot.
O Palácio do Planalto admite, no entanto, que não se oporia a um acordo político com Cunha na Câmara dos Deputados. Há uma preocupação do peemedebista em relação à eventual abertura de um processo de cassação no Conselho de Ética. Na última terça-feira, 32 deputados petistas assinaram o pedido do PSOL e da Rede Sustentabilidade de abertura do processo de quebra de decoro do deputado do PMDB no colegiado.
"Na questão política, é possível estabelecer um acordo. Na área jurídica, não", observou um auxiliar da presidente da República. O Governo quer melhorar as relações com Cunha para evitar a abertura de um processo de impeachment, mas a oposição também trabalha neste mesmo sentido – sinalizando que pode segurar o processo no Conselho de Ética – em troca de ele acolher a solicitação de afastamento de Dilma.
O presidente da Câmara agora trabalha com tempo para ver qual é a melhor solução para ele, embora tenha reclamado da postura da oposição e também de vazamentos contra ele na Operação Lava Jato. Dentro do Governo, Cunha atribui o vazamento de notícias contra ele ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Neste trabalho de reaproximação com Cunha, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, já teve dois encontros pessoais com ele ao longo de uma semana. O ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, também fez uma reunião com o peemedebista nos últimos dias.
NO SUPREMO – Eduardo Cunha disse, ontem, que, até amanhã deve entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as decisões liminares (provisórias) que suspenderam o rito definido por ele de um eventual processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mais cedo, líderes de partidos da oposição encaminharam um ofício para o peemedebista pedindo que recorra das liminares do Supremo, a fim de que a questão seja analisada pelo plenário do STF.
Oposição se une em Surubim– Em Surubim, o prefeito Túlio Vieira (PT) rompeu com o ex-prefeito Flávio Nóbrega, de quem foi vice, e com o seu vice, Fábio Barbosa (PR) e deve enfrentar nas urnas uma oposição bombada com o reforço de Nóbrega, que já fechou acordo com a família Cabral. Pelo entendimento, o ex-prefeito indicará o seu filho Guilherme Nóbrega, que é médico e tem projeto de suceder o pai na política. Outro nome cotado é o do atual vice Fábio Barbosa (PR).
Fora da disputa– O candidato a prefeito de Surubim pelo grupo do secretário estadual de Planejamento, Danilo Cabral, será escolhido entre o secretário de Agricultura, Nilton Mota, e o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Brito (PSD). O ex-prefeito Flávio Nóbrega até gostaria de voltar a disputar, mas tem processos que responde na justiça que poderiam deixá-lo inelegível. Sua vinda para o grupo Cabral acabou provocando a ira da candidata derrotada nas eleições passadas, Ana Célia, e do seu marido, o vereador Biu Farias, que andam distanciados.
Defesa do ajuste – O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, voltou a defender, ontem, durante audiência pública no plenário da Câmara dos Deputados, o ajuste das contas públicas, implementado pelo Governo por meio da alta de uma série de tributos e, também, contenção de gastos públicos. Segundo ele, ainda há necessidade de se apertar o cinto e de reequilibrar as contas para que o país possa voltar a crescer de forma sustentada. Avaliou que é necessário um "ajuste rápido" para que a resposta seja também rápida nas taxas de crescimento e de emprego

CURTAS 
UNILEVER– Pernambuco vai ganhar a sua quinta fábrica da Unilever. O governador Paulo Câmara assinou, ontem, protocolo de intenções para a instalação de um complexo industrial de alimentos e centro logístico da empresa em Escada. A cerimônia contou com a participação do presidente da Unilever no Brasil, Fernando Fernandez. Presente há 24 anos no Estado, a marca já tem unidades em Garanhuns, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e em Ipojuca, no Complexo de Suape.
ALÔ, SALGADINHO! – Hoje, em Salgadinho, cidade das águas termais no Agreste Setentrional, encerro a agenda de lançamento de livros desta semana. Na semana que vem será a vez de Camaragibe, na terça-feira, e Palmares, na quarta-feira, podendo incluir ainda Bom Jardim, na quinta. Como sempre, o evento ocorre na Câmara de Vereadores, às 19 horas, antecedido por uma palestra minha sobre a crise nacional. notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,


VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por