23 de outubro de 2015

BELMONTENSE FAZ ENSAIO FOTOGRÁFICO NUDEZ A LUZ DO SERTÃO



Por Manoel Lima


Esta semana, nas redes sociais, eis que algo dispensa um pouco mais de atenção: fotografias de um jovem nu, cobrindo apenas o sexo. Fotos cheias de energia, tiradas a luz do intenso sol do sertão. Então, você pode pensar “Sim, e o que é que isso tem demais? Imediatamente também me veio este pensamento, e mesmo que as imagens não fossem de uma pessoa famosa (ou principalmente por isso) pude ouvir os questionamentos de muitas de nossas “pessoas de bem” indagando sobre o quão fútil é a exposição do corpo ou a despeito da falta de pudores de alguém que se expõe dessa maneira nas redes sociais. Numa época onde compartilhamos tudo;nossos pensamentos, posicionamentos, gostos, prazeres e tantos outros caracterizantes de nossa individualidade; eis que Francis Custódio parece ter ido além do esperado... Alguém parece que quer mais que dizer o que pensa; e que, sobretudo, quer fazer pensar e/ou simplesmente quer fazer o que tem vontade.

Ao longo da história, o nu vem sendo explorado em diferentes perspectivas, algumas delas mais direcionadas ao social, como no caso dos banhos públicos comuns a sociedade Greco-romana, e mais tarde a París de Luís XVI, como também na perspectiva artística que desde sempre se valeu do nu como um de seus gêneros mais explorados. Durante a Idade Média e, principalmente, a partir do Renascimento tivemos um cobate ao ato de“tirar a roupa”, advindo da construção burguesa que reprimia inúmeros comportamentos humanos em nome das boas maneiras.Em seguida observamos como a psicanálise aborda a questão, propondo a quebra de pudores como forma de libertação do homem.

E assim chegamos aos nossos dias, nos quais, temos em nossa sociedade grupos que se utilizam da nudez como forma de desconstrução cultural e questionamento de valores (podemos citar as feministas ou os naturistas). Estes são alguns dos momentos em que o nu foi e é vivenciado, salientando que hoje em dia os representantes da sociedade brasileira estão munidos de um pensamento cada vez mais conservador e a sociedade, em sua maioria, tende a segui-los sem questionar; valorizar atos como o do jovem Francis nos coloca em uma espécie de contra cultura social, tendo em vista, estarmos falando de um homem que tira a roupa em pleno sertão nordestino para expressar sua atitude e celebrar sua individualidade. Observamos, desta forma, que o universitário está inserido dentro de um contexto onde os pudores sociais ainda são plenamente marcados e, dentre estes, a nudez ainda é um tabu(inclusive no campo artístico local- pasmem). Sendo assim, percebemos o cunho questionador nas imagens postadas por Francis como um desafio a norma imposta, ao mesmo tempo em que busca uma perspectiva artística para gerar este questionamento, uma vez que diferente do que está ocorrendo com os chamados “nudes”, as fotografias do jovem foram idealizadas e apresentam todos os cuidados de um procedimento técnico bem elaborado.

Até o momento, as fotos se restringem ao âmbito dos amigos do jovem, mas e se elas ganhassem mais espaço dentro dos veículos de comunicação, será que iriam povoar o imaginário dos locais apenas como algo individual e isolado? O que as pessoas ditas “de bem” poderiam argumentar sobre o gesto? No mais, parabéns ao nosso ousado belmontense, e que venham mais fotos (e outras obras) para que possamos, cada vez mais, refletirmos a respeito dos valores de nossa sociedade, que embora nos pareçam inatos, são frutos inquestionáveis de nossas deliberações ao longo da história... E que o SERTÃO siga sendo desbravado. Folha Belmontense notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,

Fotografia: Diego Fernandes
Modelo:Francis Custódio
Instagram: @franciscustod













VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por