5 de outubro de 2015

A bomba Fernando Baiano

Brasília está na expectativa da delação premiada do lobista Fernando Baiano, envolvido na operação Lava Jato como um dos principais operadores do PMDB. Teria vazado que nos depoimentos preliminares ele teria denunciado o vice-presidente Michel Temer. Se isso vier a se confirmar a crise política toma outros caminhos.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve homologar no início desta semana o pedido de delação premiada de Baiano. Ele foi preso ano passado e há pouco mais de um mês fez a solicitação à Justiça e começou a prestar depoimentos sobre sua atuação como intermediário de propina para políticos. Ele é apontado como operador do PMDB e também com ligações no PT.
Segundo informações que chegam de Brasília, um juiz auxiliar destacado por Zavascki irá a Curitiba hoje, para conversar com Fernando Soares sobre as condições de seu pedido de delação premiada. É uma conversa de praxe para que fique claro o cumprimento da lei – de que o pedido de delação foi feito espontaneamente, sem qualquer tipo de coação.

Depois disso, Zavascki poderá homologar a delação e encaminhar todas as informações à Procuradoria Geral da República. Assim, o procurador-geral, Rodrigo Janot, poderá se valer destas informações para fazer novos pedidos de denúncia contra políticos ou dar mais sustentação a pedidos já feitos.

Segundo os cálculos feitos no Supremo Tribunal Federal, ampliados os prazos para a defesa dos políticos denunciados – casos de Eduardo Cunha e Fernando Collor –, dificilmente haverá tempo para pedido de abertura de processo contra algum deles este ainda este ano. A expectativa entre os investigadores é que as revelações do lobista poderão atingir novos nomes de políticos e confirmar as suspeitas sobre deputados.

Baiano é amigo do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado em agosto pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção e lavagem de dinheiro. Preso desde novembro de 2014, na Operação Juízo Final, etapa da Lava Jato que alcançou o braço empresarial do esquema de corrupção na estatal, Fernando Baiano é apontado como elo do presidente da Câmara no suposto recebimento de uma propina US$ 10 milhões.

Deste total, US$ 5 milhões teriam sido destinados para o deputado, segundo o delator Júlio Camargo. Segundo o delator Júlio Camargo, o lobista do PMDB e o deputado, em 2011, o pressionaram durante reunião em um prédio comercial no Leblon, Rio. Baiano já foi condenado na Lava Jato em uma primeira ação. O juiz federal Sérgio Moro, da Lava Jato, impôs ao lobista 16 anos e 1 mês de cadeia. No mesmo processo, foi condenado o ex-diretor de Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró, a 12 anos e 3 meses de prisão. Baiano responde a outros processos na Lava Jato.

PENCA DE POLÍTICOS – A PGR já investiga cerca de 50 políticos, entre deputados, senadores, governadores e ex-parlamentares. O procurador-geral Rodrigo Janot já denunciou criminalmente ao Supremo além do presidente da Câmara, o senador Fernando Collor (PTB-AL), também por corrupção e lavagem de dinheiro. Janot ainda apresentou denúncia contra o deputado Arthur Lira (PP-AL) e seu pai, o senador Benedito de Lira (PP-AL), pelos mesmo crimes. Todos negam recebimento de propina do esquema instalado na Petrobras.



Líder aposta em dias melhores– As medidas anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff são firmes, irão reduzir sensivelmente os gastos da máquina administrativa e dão uma sinalização clara à sociedade brasileira e ao mercado que o Governo Federal está fazendo um grande esforço, com cortes na própria carne, para superar o atual momento de dificuldade vivido pelo país. Esta é a avaliação do líder do PT no Senado, Humberto Costa, sobre as medidas adotadas pelo Governo. Ele gostou das mudanças feitas no Ministério e diz que Dilma está superando o pior momento da crise.

Tucano acusa adversário– Sobre as vaias que levou, sexta-feira passada durante a inauguração da estrada do distrito de Rio da Barra, o prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB), diz que partiram de uma pequena claque levada pelo deputado Ângelo Ferreira (PSB). Ressalta que imediatamente a grande maioria presente reagiu com palmas e entusiasmo à sua fala. “O meu adversário mobilizou uns gatos pingados para o evento. O governador viu que a grande massa presente foi levada por nós”, afirma o tucano.

Lutando contra os cortes – Na tentativa de evitar cortes no programa Bolsa-Família por parte do Governo Federal, a Prefeitura de Salgueiro saiu na frente e vem reunindo grande número de beneficiários para orientar quanto às exigências e com isso evitar o corte. Até palestras vêm sendo dirigidas para lembrar a necessidade de vacinar as crianças até os sete anos, garantir os cuidados médicos estabelecidos no calendário do Ministério da Saúde, matricular crianças e adolescentes dos seis aos 17 anos e garantir a frequência mínima de 85% das aulas.



Prefeita dá nome aos bois– A prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, que se filiou ao PSB na última sexta-feira, num ato que a oposição tentou tumultuar promovendo um manifesto contra o governador Paulo Câmara, que fez questão de abonar a ficha dela, culpa diretamente o deputado Zeca Cavalcanti (PTB), na foto ao lado, por tudo que ocorreu. “Não posso culpar a oposição em geral. As manifestações partiram isoladamente numa ação orquestrada pelo deputado”, afirmou, em entrevista ao Frente a Frente.

CURTAS


BLEFE – Tem muita gente achando que o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), blefa quando assume que disputa a Prefeitura de Igarassu nas eleições do próximo ano. “Uchoa quer, na verdade, é ser candidato a presidente da Alepe pela sexta vez”, diz um adversário do pedetista, acrescentando que as ações do parlamentar no dia a dia não têm relação com alguém que se dispõe a entrar na briga municipal.

BIOMETRIA – A Câmara de Vereadores de Bonito, que realizou uma audiência pública sobre o recadastramento biométrico, está preocupada com baixo número de adesão por parte do eleitorado. Dos 30,486 mil eleitores aptos a votar nas eleições de 2016, apenas oito mil compareceram ao cartório para fazer a biometria. Mas isso não está acontecendo apenas em Bonito. Se os prazos da justiça não forem prorrogados, muita gente vai ficar sem poder votar na eleição municipal.

Perguntar não ofende: Lula deu um golpe em Dilma ao assumir de fato o seu Governo com a reforma ministerial feita por ele?
 notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte, são José do Belmonte, tribuna Belmonte, tribuna belmontense,



VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por