19 de setembro de 2015

Salário atrasado dá cassação de prefeitos

A crise nacional, que está falindo os municípios brasileiros, pegou violentamente as prefeituras de Pernambuco. E quem atrasa salário, como é o caso do prefeito de Palmeirina, Renato Sarmento (PMDB), paga um preço. Foi afastado por 180 dias da função e a conta única bloqueada por decisão judicial.
Em Escada, o prefeito Lucrécio Gomes (PSB) também está com quatro meses sem pagar os servidores, não quitou também o 13º salário do ano passado e está na iminência de sofrer um mesmo processo semelhante ao prefeito de Palmeirina. Ali, basta o Ministério Público ser acionado para a justiça se manifestar.
É fato que os municípios vivem uma quebradeira dramática, primeiro pelos cortes constantes nos repasses constitucionais, especialmente o FPM, segundo pela queda brutal da arrecadação. Mas longe disso representar uma justificativa convincente para atrasar salário. Há quem diga que Estados ricos, como o Rio Grande do Sul, vivem situação semelhante aos municípios nordestinos.

Mas ali, na verdade, é consequência de irresponsabilidade dos governos anteriores, que endividaram o Estado. O TCE já fez alertas sobre muitos pontos de contas públicas. Há um ano alertou mais de 100 municípios que estavam fora da LRF em despesas de pessoal, segundo o presidente do Tribunal de Contas, Valdecir Pascoal.
Com os municípios cada vez mais dependentes das transferências financeiras federais e estaduais, o TCE emitiu alerta às 184 prefeituras de Pernambuco. Recomendou a cobrança dos tributos da competência dos municípios, medida que visa a aumentar a arrecadação para equilibrar nas finanças das cidades a queda dos repasses da União e do ICMS do Estado com o aumento das receitas próprias.
Foi o primeiro alerta específico que faz o TCE às prefeituras sobre a arrecadação de receitas próprias, segundo disse Valdecir Pascoal. “O alerta de risco não é uma obrigação, mas dá mais força ao TCE quando (no futuro) quiser responsabilizar um gestor”, justificou o conselheiro. Pascoal ressaltou que o TCE “não ignora” a crise econômica do País, que tem repercutido na arrecadação da União e Estados, mas principalmente dos municípios, e muito mais no Nordeste. “Estão entre reduzir custos ou aumentar receitas em sua base tributária”, avaliou.
Como a União descentralizou atribuições, mas não os impostos, a situação se agravou com a crise e a sensação do TCE é que os municípios “não são efetivos” na arrecadação de seus tributos. “O TCE não está em cima dos gestores com o chicote, nem adotando medidas legais, mas alertando para a necessidade de cobrarem os impostos, aumentando a arrecadação própria e reduzindo a dependência das transferências da União e do Estado", justificou Pascoal.
MALUQUICE– O projeto de lei do deputado Gonzaga Patriota (PSB) para acrescentar o nome do ex-governador Eduardo Campos ao Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes – Gilberto Freyre, tem gerado polêmica. Somente um abaixo-assinado online contrário à iniciativa conta com mais de 13 mil apoiadores. O equipamento urbano, que já faz homenagens à histórica Batalha dos Guararapes e ao sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, autor de obras como Casa Grande e Senzala, agora teria mais o nome de Eduardo acrescido.
Irmão de Eduardo bem cotado  Pesquisas internas que chegam ao conhecimento do Palácio das Princesas já apontam o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, e pré-candidato do PSB a prefeito de Olinda, em segundo lugar, atrás apenas da deputada Luciana Santos (PCdoB). Esta, entretanto, se entrar na disputa, segundo analistas da cena política do município, tende a sofrer um revés por causa da rejeição astronômica à gestão do prefeito Renildo Calheiros, invenção dela.




Jornalista assume coordenação– Por falar na candidatura de Antônio Campos, o jornalista Ivan Maurício, ex-secretário de Imprensa do ex-governador João Lyra Neto (PSB), assumiu a coordenação geral da campanha do socialista em Olinda. Ninguém conhece melhor os meandros na política olindense do que Ivan. Além de morar na cidade há muitos anos, quando disputou o Senado na década de 80 sua maior votação foi na Marim dos Caetés, onde conhece por nome até os líderes comunitários.
O preferido do povo– O governador Paulo Câmara (PSB) volta, hoje, ao Araripe. Em Ouricuri, assina a ficha de filiação de quatro prefeitos da região à legenda socialista, entre os quais César de Preto, anfitrião, do PMDB, mas com uma gestão extremamente desgastada. O que se diz por lá é que o candidato mais forte é o ex-prefeito Ricardo Ramos, do PSDB, líder em todas as pesquisas de intenção de voto e que gostaria de contar também com o apoio do governador.
Uchoa alimenta briga– Depois do bate-boca, ontem, com o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, por causa de divergências no comando do partido em municípios da sua base, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, disse que não só não deixa a legenda em homenagem a Leonel Brizola. “Sou um brizolista histórico, mas não posso deixar de reconhecer que estou muito insatisfeito com o comando do PDT no Estado, que virou uma extensão familiar”, afirmou.

CURTAS 
PLANO ETERNO– O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou, ontem, que o PT tinha o "plano perfeito" para se "eternizar" no poder, mas que a Operação Lava Jato, "estragou tudo". Mendes deu a declaração após participar de seminário na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista
INVESTIGADO- O ministro Teori Zavascki, do STF), autorizou a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão foi proferida a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), com base em depoimentos dados num acordo de delação premiada pelo empresário Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC e considerado chefe do cartel que atuava junto à Petrobras. Coluna do sabadão/ Blog do Magno
.notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmonte, política de são José do Belmonte, são José do Belmonte, Belmonte, belmonte noticias blog, belmonte noticias 190,blogs de são Jose do Belmonte, blogs de são José do Belmonte,


VOLTE À PÁGINA INICIAL





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por