25 de setembro de 2015

Filho de Salgueiro cria braço mecânico controlado pelo cérebro

 O estudante salgueirense Vitor Hazin, que cursa Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, conseguiu desenvolver o protótipo de um braço mecânico controlado pelo cérebro, que é capaz de ajudar a pessoas que perderam o movimento do braço. Natural de Recife, mas criado em Salgueiro, Vitor concebeu e colocou o projeto em prática durante intercâmbio na Universidade de Reading, na Inglaterra, onde passou um ano como bolsista do programa do Governo Federal “Ciências Sem Fronteiras”.



“Para fechar a mão, basta fazer um gesto de concentração e, ao imaginar que estou movendo minha mão, consigo detectar e enviar o sinal para o braço ir para a esquerda ou para a direita”, disse o estudante, que retornou para Pernambuco na semana passada. A maioria das próteses disponíveis atualmente é comanda por estímulo muscular e nisso a prótese do pernambucano se diferencia.
Vitor afirma que a ideia surgiu após ele cursar uma disciplina do mestrado na instituição de ensino da Inglaterra, na qual aprendeu a controlar um jogo com o piscar de olhos com o uso do eletroencefalograma, equipamento utilizado para detectar sinais cerebrais. Ao término da disciplina, ele comprou um desses equipamentos com o objetivo de fazer algum projeto controlado pelo cérebro. O estudante disse que ainda precisa aprimorar o projeto, mas já deu um salto importante na engenharia mecânica. Blog Alvinho Patriota



VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por