28 de agosto de 2015

POLÍTICA: Como negar legenda a um ex-governador?


O PSB ainda está avaliando se entrega o comando do partido em Caruaru ao vice-prefeito Jorge Gomes ou ao ex-governador João Lyra Neto
A morte do ex-governador Eduardo Campos deixou o PSB sem um líder nacional, e o partido sem um norte em Pernambuco. Como imaginar, para citar apenas um exemplo, que a direção regional ainda esteja avaliando se entrega ou não o seu comando, em Caruaru, ao ex-governador João Lyra Neto, de tradição política inquestionável não apenas no município, mas na região? A menos que não se leve em consideração os dois mandatos dele como prefeito, um de deputado estadual, dois de vice-governador e oito meses à frente do governo. Sem contar o fato de o pai (João Lyra Filho) também ter sido prefeito duas vezes, o irmão Fernando deputado estadual, federal e ministro da Justiça, e a filha, Raquel, a deputada do PSB mais votada no município. Isso não significa desconhecer a importância para o partido do vice-prefeito Jorge Gomes e de sua mulher, Laura. Mas se o critério for o “peso político e eleitoral”, não há o que discutir.
Queiroz no centro da briga
O prefeito José Queiroz (PDT) é o motivo da disputa entre Jorge Gomes e João Lyra Neto pelo PSB de Caruaru. Gomes, atual vice-prefeito, sonha em ser o candidato de Queiroz para defender a “continuidade” da gestão municipal. Lyra, ex-prefeito e ex-governador, defende que o PSB tenha o seu próprio candidato e não aceita subordinar os destinos do partido ao atual prefeito. É essa, em suma, a dúvida do PSB: marcha ao lado de Queiroz, ou lança candidato próprio?

Alerta – Do ex-deputado Hélio Urquiza sobre os desencontros no PMDB de Olinda entre a filha, Izabel, pré-candidata a prefeito e o deputado Ricardo Costa, que também sonha com a candidatura: “O partido não precisa apenas de bombeiros, mas também de bom senso. Pois se essas divergências não forem superadas, vai ajudar o PCdoB a ficar mais 4 anos na prefeitura”.
Voto – Humberto Costa (PT) deu prova de grandeza ao apoiar a recondução de Rodrigo Janot à Procuradoria Geral da República, mesmo sendo os dos 13 senadores investigados por ele.
Chapão – Com receio de serem empurrados para um “chapão”, 10 vereadores da base de apoio ao prefeito Geraldo Júlio (PSB) vão disputar a reeleição por duas coligações independentes.
Estreia – Em seu discurso de estreia na Câmara Federal, João Fernando Coutinho (PSB) agradeceu a Eduardo Campos por tê-lo arrastado das corridas de vaquejada para a vida pública.
Inchação – Sob o comando de Sileno Guedes, o PSB está caminhando para fechar o ano com 70 prefeitos. Da semana passada para cá recebeu Daniel Alves (Chã Grande), Jânio Gouveia (Amaraji), Léo Saraiva (Exu) e Éverton Costa (Trindade). Já tinha recebido Danilo Godoy (Bom Conselho) e ainda vai receber Madalena Brito (Arcoverde).
Prontidão – O deputado Ângelo Ferreira continua sendo pressionado pelo PSB para disputar a prefeitura de sua cidade (Sertânia) para tentar barrar a reeleição do prefeito Guga Lins (PSDB). Ele não tem interesse na disputa, mas também não pode dizer que “dessa água não beberei”. Se lhe puserem a “faca nos peitos”, ele admite se candidatar.
Socorro – Paulo Câmara foi ontem a Brasília pedir ao ministro Arthur Chioro (saúde) que aumente o repasse de verbas para as UPAs e os hospitais de média e alta complexidade, que passam por grandes dificuldades por falta de recursos para se manterem. Foi uma confissão, tácita, de que não tem a menor possibilidade de construir os quatro novos hospitais prometidos por ele na campanha. A prioridade, agora, é manter os atuais.
Marco – Depois que Priscila Krause (DEM) lançou-se na política – primeiro como vereadora no Recife e agora como deputada estadual -, candidatos a prefeito da capital e a governador vão pensar duas vezes antes de fazerem promessas com registro em cartório. Ela acompanha em tempo real as obras de Paulo Câmara “não iniciadas”, “paradas”, “atrasadas”, “em andamento” e “concluídas”, sem fazer populismo e sem nenhuma demagogia.Coluna Fogo Cruzado – 28 de agosto/ Blog Inaldo Sampaio



VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por