16 de julho de 2015

Missa de 1 ano de encantamento do mestre Ariano Suassunana na Pedra do Reino em São José do Belmonte



Devoto da Compadecida, católico apostólico romano convertido depois do amor por dona Zélia, o escritor e dramaturgo paraibano, radicado no Recife desde 1942, será lembrado na missa de 1 ano de encantamento que acontecerá às 8h do próximo dia 26 de julho, na Ilumiara Pedra do Reino no Sítio Histórico da Pedra do Reino, município de São José do Belmonte, no sertão central de Pernambuco. O local para a celebração foi escolhido pela família do mestre Ariano.

A cerimônia, organizada pela Associação Cultural Pedra do Reino com o apoio da Prefeitura Municipal e da população em geral, contará com a participação do Coral do Sítio Campos, repentistas e violeiros, Banda de Pífanos do mestre Ulisses e grupo de bacamarteiros, além dos familiares de Ariano Suassuna.

Um dos maiores dramaturgos do país, Ariano Suassuna escreveu obras como Auto da Compadecida, Uma mulher vestida de Sol e A santa e a porca, encenadas Brasil afora. Ele é também autor de um das mais importantes obras de ficção da língua portuguesa (ao lado de Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa), a sua obra-prima o livro Romance d’A Pedra do Reino. No texto, Ariano misturava à literatura medieval o cancioneiro popular do Nordeste, o teatro e a poesia. A obra foi adaptada para o teatro por Antunes Filho, em 2006, e no ano seguinte chegou à televisão com direção de Luiz Fernando Carvalho.

Foi responsável também por criar o Movimento Armorial, que propunha uma arte erudita tomando como base a cultura popular brasileira.
                   


                                                                                  Valdir José Nogueira de Moura



notícias de são josé do belmonte,  politica de são josé do Belmonte, Belmonte política, Belmonte notícias,polícia Belmonte, polícia são José do belmpnte

 

VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por