6 de julho de 2015

Governo da Grécia celebra vitória do "não" e faz contato com líderes

Com 80% dos votos apurados, 61% haviam optado pelo 'não' e 39% pelo 'sim'

Foto: ARIS MESSINIS / AFP


Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, entrou em contato com líderes europeus nesta noite para tentar retomar as negociações com o bloco nesta segunda

O governo da Grécia comemora a vitória do "não" no plebiscito deste domingo (5) contra um acordo com os credores internacionais.

Com 80% dos votos apurados, 61% haviam optado pelo "não" e 39% pelo "sim", ou seja, não há mais chances de reverter o cenário.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, entrou em contato com líderes europeus nesta noite para tentar retomar as negociações com o bloco nesta segunda (6). Segundo os canais de TV da Grécia, o premiê já conversou, por exemplo, com o presidente francês, François Hollande.

ENTENDA A CRISE GREGA

À mídia grega, o ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, celebrou o resultado, afirmando que a população deu um "não" a cinco anos de "hipocrisia", em referência ao período de austeridade fiscal pós-crise de 2010.

Varoufakis disse que acredita na possibilidade de um acordo em 24 horas. As autoridades gregas vão usar dois argumentos para tanto: o respaldo da população para que o governo não aceite os termos da atual proposta e o recente relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) reconhecendo que a dívida do país precisa ser perdoada em pelo menos 30%.

Ao mesmo tempo, o Banco Central grego deve fazer um apelo para o BCE (Banco Central Europeu) aumentar o limite da assistência emergência de liquidez, chamada de ELA, para evitar o colapso bancário a partir de terça-feira (7), quando as agências reabririam. O BCE tem mantido a ajuda no mesmo patamar há mais de uma semana.

A questão agora é como os líderes europeus vão reagir a esse provável resultado indicado nas pesquisas e na apuração até agora. A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende ir a Paris se reunir com François Hollande para discutir a situação grega após a votação.



VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por