2 de junho de 2015

Crianças podem praticar exercícios em academias?

A recém-inaugurada Bodytech, em Boa Viagem, conta com o Fitness kids, aula voltada exclusivamente para crianças. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Presença infantil em academias começa a se tornar cada vez mais frequente. Locais já contam com aulas pensadas exclusivamente o para público mais jovem

Embora a prática de atividades físicas seja importante em qualquer idade, durante a infância ela é fundamental. É quando somos crianças que começamos a formar nosso padrão motor e desenvolver capacidades como força, equilíbrio, lateralidade (capacidade de controlar os lados do corpo), entre outras. Além disso, nessa idade é mais fácil criar um estilo de vida saudável e cultivar o hábito de se exercitar.

Naturalmente, é preciso tomar cuidado, já que as crianças ainda não dominam totalmente seu corpo e ainda estão em processo de desenvolvimento motor. Além das escolas, que tradicionalmente desempenham esse papel, as academias começam a entrar no universo infantil com atividades pensadas para essa faixa etária. Nada de halteres ou esteiras para as crianças, que utilizam equipamentos como bambolês, bolas coloridas e cones e usam apenas o peso do seu próprio corpo.

Na academia Bodytech, recém-inaugurada no bairro de Boa Viagem, em meio a tantos ambientes voltados para a musculação e aulas como step, zumba e jump, uma sala é diferente. O público também é outro. No lugar dos habituais frequentadores de uma academia, a faixa etária é muito mais baixa. É o Fitness kids, aula voltada exclusivamente para crianças.

A aula é destinada à crianças de sete à dez anos de idade e duas vezes por semana realiza atividades que trabalham capacidades motoras como equilíbrio, agilidade, lateralidade e outras. Embora lembrem o treino funcional feito pelos adultos, o tom mais lúdico do Fitness Kids ajuda a conquistar os frequentadores mirins. Energia não falta para os alunos, que correm, pulam e se agacham durante todos os 40 minutos da aula. O Fitness Kids é a “continuação” de outra atividade oferecida na academia, chamada de Habilidades Motoras, para crianças de 3 a 6 anos.

Isadora nasceu com encurtamento no Tendão de Aquiles e faz pilates para melhorar a elasticidade. Foto: Susana Carvalho/Divulgação

Os professores, Carlos Pazos e Jaqueline Borges, defendem os benefícios causados pelas aulas. “Trabalhamos movimentos como agachar, saltar e empurrar, utilizando apenas o peso do corpo dos alunos. Queremos que além do desenvolvimento motor, todos tenham um gasto calórico. As atividades também podem auxiliar se as crianças resolver praticar outras modalidades no futuro”, afirma Carlos. “Observamos em que a criança pode melhorar para trabalharmos a partir daí. A ideia é realizar movimentos que o corpo executa de forma lúdica, fazendo com que eles sintam prazer em se exercitar”, acrescenta Jaqueline.

A terapeuta ocupacional Cristiane Linhares é mãe de Arthur, de 6 anos, e Caio, de 8. Os dois frequentam as aulas há 3 semanas e Cristiane já consegue observar uma evolução. “Percebo que os meninos estão mais dispostos e concentrados durante o dia. Eles gostam muito das aulas, sentem prazer em fazer atividade física de forma lúdica. Além disso, o nível de interação deles com outras crianças melhorou bastante”, conta.

Para a fonoaudióloga Cristiane Soderine, a ludicidade das aulas é o diferencial. “Minha filha passa a tarde toda na academia, também faz natação e balé, mas o Fitness Kids é o que ela mais gosta. É algo muito dinâmico e lúdico, além de fazer as crianças interagirem muito, diferente de outras modalidades”, aponta. “Adoro fazer os circuitos na aula. Gosto muito das crianças e a professora também é legal”, completa Maria Eduarda.

A academia Contours, também em Boa Viagem, é outro local que oferece atividades especiais para o público mirim. Aulas de pilates acontecem duas vezes na semana, voltadas para crianças com deficiências congênitas (de nascença), ou que precisem melhorar alguma capacidade motora. Com uma hora de duração, o momento acontece com no máximo quatro alunos, para garantir um acompanhamento mais específico.

A fisioterapeuta Susana Carvalho é a responsável por ministrar as aulas. “Procuramos educar a postura e o equilíbrio das crianças de forma lúdica, que nem percebem que estão fazendo exercícios com esse objetivo. O trabalho é personalizado de acordo com as necessidades do aluno. Por exemplo, Isadora, uma das minhas alunas, nasceu com encurtamento no Tendão de Aquiles, então as atividades são pensadas para trabalhar esse problema”, explica.

A mãe da menina, a professora Aline Alves, aprova o trabalho feito com a filha. “Tentamos realizar sessões de fisioterapia antes, mas o pilates é mais fácil para ela. A academia fica perto da minha casa, e desde fevereiro minha filha faz as aulas. Ela adora, e já consigo perceber um avanço grande quando a vejo caminhar”, afirma.

Serviço
Bodytech Shopping Recife
Onde: Avenida Fernando Simões Barbosa, 266 – Loja 6 – Edifício Wecon Center VI, Boa Viagem Informações: 34672727

Contours Boa Viagem
Onde: Rua Professor Mario de Castro, 295, Boa Viagem.
Informações: 3343-3811



VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por