29 de maio de 2015

Universitário cria extensão que mostra onde amigos do Facebook estiveram


Programa foi criado para alertar usuários sobre privacidade online

O fato de que muitas informações pessoais estão facilmente acessíveis na internet já não é surpresa para muitas pessoas. Mas nem sempre se tem noção de qual o nível de exposição virtual a que se submete. Por isso, o estudante de Cambridge Aran Khanna criou uma extensão de Google Chrome para demonstrar como o Facebook pode denunciar a localização de internautas.

Trata-se do Marauder’s Map (“Mapa do Maroto”, em referência a um mapa mágico da série Harry Potter que mostra os passos de todas pessoas em Hogwarts). O programa utiliza os dados de localização geográfica coletados pelo Facebook quando pessoas conversam por mensagem na rede social. Ao instalar o Marauder’s Map, aparece um mapa no canto inferior esquerdo do Facebook. Ao clicar em uma conversa com alguém que tenha deixado ligado a opção de mostrar a localização geográfica, aparece no mapa a foto de perfil do amigo, no lugar de onde ela escreveu.

Mas a espionagem ficar mais detalhada, porque, ao clicar na foto da pessoa, surge um rastro que mostra por onde ela passou anteriormente. Assim, é possível acompanhar a rota de diversos amigos.

É possível, inclusive, ter acesso aos passo mesmo de quem não é amigo do Facebook. Basta ter uma conversa por inbox (um chat em grupo, por exemplo) que é possível ter acesso às localizações da pessoa. Os experimentos feitos por Khanna demonstraram que a precisão do Facebook é impressionante: menos de um metro. Ou seja, é possível saber se uma pessoa escreveu da cozinha ou do quarto.

A extensão foi criada por Khanna (que irá iniciar um estágio em breve no Facebook) com a intenção de alertar usuários sobre os perigos que podem correr com a falta de privacidade na internet. Por isso, os dados sobre as localizações das pessoas são apagados quando a página é atualizada.

Para não ter os passos traçados pelo serviço, é necessário alterar as configurações de privacidade no Facebook para que a localização geográfica não seja fornecida.





VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por