3 de maio de 2015

São José do Belmonte é destaque com o "Bloco do Bacurau" no V Festival de Cinema no Interior



No dia 19 de abril próximo passado a cidade de Afogados da Ingazeira viveu, uma noite de magia e encantamento pela sétima arte. Com o cineteatro São José lotado, com direito a tapete vermelho e tudo, o público pode conferir o resultado final do Projeto Cinema no Interior, capitaneado pela Monserrat Filmes, com recursos do Governo de Pernambuco, e apoio das Prefeituras de Afogados da Ingazeira, Belém do São Francisco, Cabrobó, São José do Belmonte e Serra Talhada.

Durante os últimos três meses, profissionais de cinema percorreram os municípios promovendo oficinas de roteiro, fotografia, produção em cinema e formação de atores. Como resultado, em cada município, foram produzidos, roteirizados e encenados cinco curtas-metragens pelos próprios moradores de cada uma das cidades escolhidas.

O resultado pode ser conferido naquela noite com a exibição dos filmes “A bailarina e a moça” (Afogados), “Zeomi” (Serra Talhada), “O bloco do bacurau” (São José do Belmonte), “Amor de gigantes” (Belém) e “A noiva” (Cabrobó).

São José do Belmonte se destacou com as brilhantes participações dos atores locais dona Lia e do poeta Kayson Pires que protagonizaram personagens no BLOCO DO BACURAU. Este curta de 15 minutos tem sua história ambientada na Vila de Bom Nome no ano de 1946, quando determinada a criar um Bloco Carnavalesco com as raparigas do seu Cabaré, Fufú enfrenta proibição imposta por uma autoridade local com uma greve inusitada que expõe e derrota a hipocrisia e a empáfia dos poderosos do lugar. O roteiro foi baseado em um trabalho literário prestes a ser lançado de autoria do escritor e secretário de Cultura Valdir Nogueira.

O evento contou com expressiva participação das comunidades dos cinco municípios envolvidos, destacando os próprios atores dos filmes, roteiristas, produtores, artistas locais, secretários de municípios, prefeitos e demais autoridades locais.

Na ocasião o cineasta Marcos Carvalho responsável pela V Edição do Cinema no Interior, agradeceu aos envolvidos no projeto, ao Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Fundarpe, Funcultura, Assessoria de Comunicação do Funcultura e a Coordenadoria de Audiovisual pelo apoio e incentivo ao projeto Cinema no Interior na sua quinta edição no Estado de Pernambuco. Agradeceu também pelo brilhante apoio das Prefeituras Municipais de Belém do São Francisco, São José do Belmonte, Cabrobó, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Dando continuidade ao trabalho ora desenvolvido, entre os dias 18 a 22 de junho de 2015, os curta metragem produzidos no Sertão de Pernambuco serão exibidos na França, no Festival de Cinema de Contis.

Algumas imagens do evento de culminância do Projeto Cinema no Interior – PE:

Cinema  interior


Cinema  interior


Bloco do bacurau, Belmonte


Cinema interior


Bloco do bacurau




VOLTE À PÁGINA INICIAL






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por