20 de fevereiro de 2015

Coluna Política

PSB não comunga com o PSDB, mas…




Paulo Câmara disse em entrevista ao jornal “Valor” que o PSB não se identifica com o PSDB, mas o convidou para integrar o seu governo

O PSB de Pernambuco ainda não tem claro na cabeça como pretende se relacionar com o PSDB de agora em diante. Os dois partidos marcharam juntos na eleição para o Governo do Estado, no segundo turno da eleição presidencial (com Aécio Neves) e na disputa que se realizou há 20 dias pela presidência da Câmara Federal (apoiaram Júlio Delgado). Por causa disso, aliás, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, está numa luta desesperada para tentar atrair os tucanos recifenses à base de sustentação política do prefeito Geraldo Júlio. Ele diz que seria “natural” o PSDB incorporar-se ao bloco governista porque em nível estadual o partido já faz parte do governo de Paulo Câmara. Todavia, em entrevista dada ao jornal “Valor” do último dia 12, o próprio governador definiu como “pontual” o apoio dado pelo PSB a Aécio Neves, afirmando, claramente, que o partido do senador “não é uma coisa com que nos identificamos”.

PSB entregue às moscas

Apesar de o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, ser um dos “cardeais” do PSB, a sede do partido na capital mineira está entregue às moscas. O salário dos funcionários está atrasado, assim como o aluguel e várias contas de luz. E o telefone foi cortado na semana passada por falta de pagamento. Minas, convém que se diga, é a terra do deputado Júlio Delgado, que disputou com Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a presidência da Câmara Federal e ficou em 2º lugar.

Carnaval – Tornou-se costume o prefeito do Recife, seja ele qual for, dizer solenemente na quarta-feira de cinzas, como fez anteontem Geraldo Júlio (PSB), que “fizemos o maior e melhor carnaval de todos os tempos”. Leitor da coluna lembrou, com razão, que essa mesma frase foi dita por João Paulo (PT) nos seus oito anos de gestão e por João da Costa (PT) nos seus quatro.

Férias – Caio Cavalcanti Ramos, irmão do deputado Lucas Ramos (PSB), responde pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em razão das férias do secretário Thiago Norões.

Pressa – O novo presidente da Empetur, Luiz Eduardo Antunes, está com pressa para pagar os cachês dos artistas que se apresentaram no Carnaval. A ordem é liquidar tudo em 30 dias.

Crítica – A vereadora (dissidente) Marília Arraes (PSB) endureceu suas críticas ao prefeito Geraldo Júlio dizendo que “alguém que surgiu do nada não pode se considerar líder político”. Multa 1 – O ex-deputado Pedro Corrêa (foto) já cumpre as exigências da lei para passar do regime semiaberto (em Canhotinho) para o domiciliar (no Recife). Mas o ministro Luís Roberto Barroso (STF) só autorizará a progressão da pena se ele pagar a multa a que foi condenado.

Multa 2 – Por seu envolvimento no processo do mensalão, Pedro Corrêa terá que pagar uma multa de aproximadamente R$ 1,6 milhão. Como não tem o dinheiro, ofereceu bens à penhora. O partido a que pertence tem gente rica (Paulo Maluf), mas ninguém se oferece para ajudá-lo.

Fusão – Tem boas chances de passar na Câmara o projeto de autoria de Mendonça Filho (DEM-PE) proibindo fusão de partidos políticos que não tenham cinco anos de registro no TSE. O alvo do projeto é o ministro Gilberto Kassab (Cidades), que criou o PSD e está recriando o PL. Após a recriação, o PL se fundiria com o PSD para engrossar a base de sustentação da presidente Dilma Rousseff.

Mudança – Dos 34 membros da comissão da reforma política da Câmara Federal, que começa a trabalhar na próxima semana, 23 são favoráveis ao fim da reeleição. Todos defendem o mandato de cinco anos sem direito à recondução. Seria a “mudança pela mudança” porque a reeleição foi uma das poucas coisas que deram certo no Brasil nos últimos 20 anos. Se foi “comprada” ou não é outra história.

Fonte: Blog do Inaldo Sampaio/ Coluna Fogo Cruzado.



VOLTE À PÁGINA INICIAL



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

O Tribuna Belmontense é um blog de divulgação de notícias locais e regionais sobre os mais diversos assuntos de interesse geral.

Agradecemos sua visita. Volte Sempre :)

Twitter

Copyright © Tribuna Belmontense - São José do Belmonte - PE

Design por